top of page

Gerência de Gestão do Acompanhamento Sociofuncional e da Saúde 

A Gerência de Gestão do Acompanhamento Sociofuncional e da Saúde - GGASF é o setor responsável pelos procedimentos necessários à operacionalização do Acompanhamento Sociofuncional, e à implementação das ações de promoção à saúde dos agentes públicos, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

O objetivo da GGASF é coordenar, matriciar, monitorar e supervisionar as equipes do ASF Regional, além de implementar as frentes de trabalho da GGASF nos Distritos, no Nível Central e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Transporte em Saúde – SAMU, promovendo o cuidado e a escuta ativa de todos os agentes públicos da SMSA.

A equipe é responsável pelo acompanhamento de agentes públicos do SUS-BH que apresentam problemas no trabalho, como conflitos, adaptação, disciplina, adoecimentos, readaptações e recomendações médicas.

Gestão dos Registros de Episódios de Violência

A SMSA e a MESUS desenvolveram formulário eletrônico para registro de violência no trabalho. O Protocolo 002/2019 atualiza o Protocolo 001/2017. Com o registro, os profissionais podem indicar motivos do ato de violência e contribuir para estratégias de enfrentamento. Profissionais, gestores e usuários podem realizar o registro identificado ou anônimo nas unidades de saúde da PBH.

Acompanhamento dos Readaptados

A Avaliação de Capacidade Laborativa (ACL) deve ser solicitada quando houver limitações na capacidade física ou psicológica do agente público. O profissional deve apresentar relatório médico atualizado. A GESER concede readaptação com atribuições compatíveis com a limitação. A GGASF garante o cumprimento do laudo de readaptação para restringir ou adaptar atividades considerando o quadro de saúde do agente público.

Rodas de Conversa

A equipe atua em acompanhamento sociofuncional(ASF) para agentes públicos do SUS-BH que apresentam instabilidade no trabalho, causada por problemas diversos. As Rodas de Conversa são uma estratégia para discutir e alinhar entendimentos sobre a Política do Acompanhamento Sócio Funcional, são coordenadas pela GGASF e ocorrem mensalmente. A pauta é definida junto com as referências técnicas do ASF regional e segue um planejamento anual.

Acolhimento Psicológico

Trata-se de frente de trabalho no projeto de acolhimento psicológico virtual, destinado aos trabalhadores da Rede SUS-BH, que apresentam adoecimento físico e/ou psíquico, adquirido ou agravado no contexto laboral. O objetivo é evitar que o quadro evolua para doenças psíquicas graves, que possam acometer a saúde dos servidores.

Movimenta PBH-SUS

As ações do Movimenta PBH/SUS visam o bem-estar dos Agentes Públicos. A GGASF planeja e realiza atividades que promovem a prática da qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores do SUS/PBH.

Processos Administrativos Disciplinares

A frente de trabalho trabalha em parceria com a Subcontroladoria de Correição para subsidiar a abertura de processos administrativos disciplinares. O objetivo é orientar os gestores, aumentar a consistência dos processos, produzir celeridade nas devolutivas e garantir transparência e publicidade no Diário Oficial do Município.

bottom of page